CULTURA: base da educação e parte fundamental da formação do cidadão

CULTURA: base da educação e parte fundamental da formação do cidadão

Candidato à Prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos, João Derly vem há tempos observando o desmonte cultural que ocorre na Capital. Grande incentivador do setor, o ex-deputado federal pretende reativar e fomentar as atividades culturais na cidade, que já foi referência cultural no passado.  

Uma das metas do candidato é dedicar-se ao resgate da cultura em seu governo. Degradado nos últimos anos, o segmento vem perdendo espaço e os artistas locais sofrem com a desvalorização e com a falta de repasses para o Fumproarte. “Um dos nossos objetivos é proporcionar cultura para todos, de várias maneiras, como, por exemplo, a implantação de atividades de formação cultural nas comunidades. Temos a ideia de realizar o Festival Municipal de Talentos Culturais das Escolas Municipais”, revelou.

Outra proposta importante é apostar nos talentos locais. “Queremos recriar os espaços de cultura da cidade, ter editais para que produtores daqui possam usar o Araújo Vianna nas datas que são disponibilizadas para a Prefeitura. Iremos lançar, ainda, a ideia de um Festival Nacional de Teatro Escolar, com realização aqui em Porto Alegre, sempre priorizando artistas locais para os eventos promovidos pela Prefeitura”, comprometeu-se João Derly.    

Uma de suas bandeiras é batalhar pela inclusão. Atualmente, as políticas de acessibilidade engatinham, especialmente no âmbito cultural. Após participar da exposição Cinco Sentidos, que ocorreu em Porto Alegre, em 2013, no instituto AME, João Derly sensibilizou-se e virou um grande defensor da causa. “Eram maquetes táteis de fotos de atletas e uma delas era a minha. Ali vi de perto o impacto da arte acessível. Nosso programa de governo não poderia ser diferente: tem um grande destaque para a acessibilidade. Criaremos a Secretaria de Acessibilidade e dos Idosos, que trabalhará fortemente na inclusão e na garantia de acessibilidade total para todos que vivem em Porto Alegre”, garantiu.  

shares
× Fale comigo no WhatsApp!