Propostas de esporte e lazer de João Derly são apresentadas para grupo de professores universitários

Propostas de esporte e lazer de João Derly são apresentadas para grupo de professores universitários

A Rede Esporte e Lazer em Debate RS, iniciativa de um grupo de professores universitários gaúchos, encerrou, nesta terça-feira, 03/11, a série de entrevistas, realizada com os candidatos a prefeito de Porta Alegre, com a participação de João Derly. Representante do Republicanos, o ex-judoca, ex-deputado e ex-vereador respondeu perguntas do público, dos docentes e de pesquisadores, relacionadas a políticas públicas de lazer e esporte. Os encontros ocorreram de forma virtual, devido à pandemia resultante do coronavírus.

João Derly iniciou falando da sua trajetória como político, suas opiniões e realizações na área de esportes. O candidato salientou que, infelizmente, o esporte não tem a valorização merecida. “A política esportiva caminha em passos curtos, pois tivemos um ministério que nos auxiliou muito e foi extinto. Enquanto vereador, eu consegui dobrar o orçamento municipal para o esporte. Mesmo assim, não conseguimos fazer com que sejam cumpridas as contrapartidas obrigatórias. Dentro do Vou A Escola conseguimos o programa Aluno Atleta, para custear a passagem da escola para o clube, dentro das atividades do contraturno”, contou. Para João, essa foi uma conquista pessoal, pois ele mesmo é fruto do contraturno escolar, porque tinha asma e foi no esporte que encontrou seu caminho. “Esporte também é educação e saúde. Consegui chegar onde cheguei pela ajuda dos motoristas e cobradores que se solidarizaram comigo e me ajudaram a chegar até o clube”, destacou.

Na Câmara Federal, João Derly apresentou a Lei de Incentivo ao Esporte. “Foi um alento, uma grande vitória, pois o esporte é um fator de desenvolvimento humano no Brasil. A Lei de Incentivo ao Esporte é fundamental para o financiamento de centenas de projetos, que contemplam desde a base até o alto rendimento, que funcionam em todo o Brasil”, observou.

Questionado sobre o lazer, João Derly salientou que seu Plano de Governo prevê a criação de uma Secretaria que contemple a área. “A nossa Carta Compromisso não é estática. Vamos investir nas praças e parques com acessibilidade, iluminação, segurança e infraestrutura para que a população ocupe os espaços públicos”, ressaltou. João falou também da abertura de novos concursos, da valorização da categoria e da realização de parcerias. “Não seremos levianos e vir aqui prometer coisas que não poderemos cumprir, principalmente sabendo que o poder de investimento do município é baixo”, respondeu.

Rede Esporte e Lazer em Debate RS – é uma iniciativa de um grupo de professores universitários gaúchos especialistas e pesquisadores, ligados aos temas de esporte e lazer, advindos de várias universidades do estado: UFRGS, UNISINOS, UFPEL, UFSM, UERGS. São vinculados à REDEg CEDES/RS, um Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer. Têm como propósito realizar entrevistas com todos(as) candidatos(as), abordando as pautas Esporte e Lazer em uma perspectiva democrática, atingindo, além da comunidade acadêmica, pessoas que cotidianamente estão envolvidas com práticas esportivas e, por essa razão, se interessam pelas propostas e são os seguintes: Marco Paulo Stigger, Mauro Myskiw e Raquel da Silveira (UFRGS); Ednaldo Pereira Filho e Augusto Dias Dotto (UNISINOS); Rose Meri Santos da Silva (UFPEL); Leandro Forell (UERGS).

shares
× Fale comigo no WhatsApp!